Homeostasia - Cuidados de Saúde, Nutrição Clínica Funcional

 
 
 

Nutrição

 
A alimentação é a base de funcionamento do nosso organismo e este necessita de cerca de 47 nutrientes para funcionar em plenitude. A maioria destes nutrientes são essenciais, o que significa que não são fabricados pelo organismo, dependendo por isso de um correcto aporte externo. A nutrição é a ciência que estuda qual a melhor maneira de fornecermos ao organismo tudo o que ele necessita. A maioria das pessoas ainda associa a necessidade de uma consulta de nutrição exclusivamente à perda de peso, o que é errado.
 
 
 
 
 
A Nutrição Clínica Funcional, tal como o nome indica, apoia-se nos sintomas clínicos e nos sinais objectivos recolhidos durante a história clínica, para melhor orientar o paciente na procura dos alimentos que optimizam as suas funções físicas e intelectuais.

Só através de uma alimentação correcta, isto é, que tenha em conta a individualidade de cada pessoa, se consegue potenciar todas as performances que permitam prevenir a doença e retardar o envelhecimento, melhorando a qualidade de vida.

Como a reacção aos alimentos varia de individuo para individuo, um teste de intolerâncias alimentares pode ser sugerido, caso seja considerado indispensável.
 
 
 
 
 
 

Cátia Azevedo da Costa

 

Curriculum Vitae (Resumido)

 
 
Licenciada em Nutrição e Engenharia Alimentar pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde – Sul, em 2006.

Exerce Nutrição Clínica desde então.
 
 
 
Pós-graduada em Bioquímica, Medicina Ortomolecular e Nutrição Clínica Funcional pela Faculdade Fernando Pessoa / Observatório de Medicina Integrativa, em 2009.
 
 
 
 
 
Pós-graduada em Medicina Biológica pela Faculdade Fernando Pessoa / Observatório de Medicina Integrativa, em 2010.
 
 
 
Membro da Ordem dos Nutricionistas com a cédula nº 2444N.